29 de abril de 2024

CodeRosa; Projeto de extensão da Unifacisa destaca avanços, desafios e empoderamento feminino na tecnologia

Coordenadora geral do grupo relatou sobre a história e atividades desenvolvidas pelo programa

Marcado por lembrar igualdade de gênero e legitimação dos direitos femininos na área da Tecnologia da Informação (TI), o Dia Mundial das Mulheres na TI, celebrado no dia 25 de abril, também é conhecido por trazer à reflexão a importância da presença feminina por ter trazido avanços significativos para o setor. Segundo o Blog de Tecnologia, se tornou comum o crescimento do público feminino na área em diversos segmentos que vão desde Ada Lovelace, a primeira programadora da história, até as mulheres que hoje lideram empresas de tecnologia. A Unifacisa apoia a atuação feminina na área de tecnologia por meio do projeto de extensão CodeRosa, composto por alunas dos cursos de de Sistemas de Informação e Jogos Digitais da instituição. 

A iniciativa surgiu em 2016 por meio de um grupo de alunas do curso de Sistemas de Informação que tinham o intuito de incentivar que outras mulheres se engajassem na área de tecnologia. Quase 10 anos depois o projeto segue consolidado e ainda mais aberto, sendo hoje encabeçado por 16 alunas. Michele Santos, coordenadora geral do CodeRosa, explicou que as atividades desenvolvidas são no âmbito do “apoio acadêmico, profissional e pessoal entre as alunas. Somos um coletivo feminino de tecnologia, então atuamos nessa área ministrando workshops, levando grupos de alunas a eventos de tecnologia voltados para o público feminino, aulas e apoio em disciplinas, lanches colaborativos como forma de integrar as alunas novas com as veteranas e muitas outras coisas”, disse.

A coordenadora comentou que foi dentro do CodeRosa que lhe foi oportunizada a ministração de palestras e workshops. Estas e outras oportunidades lhe ajudaram a se desenvolver até a conquista de estágio dando aulas em cursos profissionalizantes. Para elas, a importância das mulheres na TI se dá muito do que é enfatizado no projeto: “trata-se de uma busca constante de equidade. Vivemos com uma população de maioria feminina, logo independentemente da área deveria sempre haver uma presença significativa. O que não ocorre na área da tecnologia, onde somos minoria. Precisamos tomar consciência de que mulheres são boas também atuando na tecnologia. À todas que atuam na TI espero que permaneçam na jornada. Ela é longa, mas juntas podemos mais”, destacou. 

Ainda há muito para ser conquistado para que seja possível alcançar a equidade destacada por Michelle, mas é necessário continuar trabalhando por uma sociedade mais igualitária e justa para todas, principalmente no que diz respeito aos ambientes de trabalho com tecnologia. Neste mês de conscientização da presença feminina na TI, também é essencial parabenizar todas, independentemente da área de atuação, por cada conquista. Que juntas todas possam seguir fortalecendo e empoderando ainda mais espaços para que a equidade de gênero seja sempre comum. 

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu